Comitiva de vereadores participa de reunião com Frente Parlamentar do Vale do Itajaí

Data: 13/05/2019

Devido ao apelo dos munícipes de Pomerode, a presidência da Câmara de Vereadores agendou reunião com o presidente da Frente Parlamentar do Vale do Itajaí, deputado Ricardo Alba, que no ato, representou os demais membros da composição. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC.

A reunião serviu para a discussão de pontos específicos que causam insegurança, manutenção da SC que liga Pomerode à Jaraguá do Sul, segurança pública, entre outros.

A comitiva foi composta pelo presidente da Câmara, Zauri Martins do Nascimento, pelo vice-presidente, Jean Nicoletto, pelo 1º secretário Lodimar Lümke, e pelos vereadores Amarildo da Silva, Aldino Oldenburg, Deoclides Correa e Rafael Pfuetzenreiter. Presente também, o assessor parlamentar Celso Parisotto.

“O motivo da necessidade desta reunião foi reivindicar melhorias na SC que liga o município de Pomerode e o de Jaraguá do Sul, denominada SC 110. Ocorre que houve na época do Governo Estadual do então Governador Raimundo Colombo, uma pequena revitalização do trecho de Jaraguá do Sul até a divisa com Pomerode, sendo deixado para um segundo momento o restante da rodovia. Hoje temos um trecho em pior conservação e com maior insegurança dentro dos limites do município de Pomerode, onde se localiza a comunidade de Testo Rega até o Alto da Serra”, explicou o presidente da Câmara. Foi cobrado ainda uma rotatória naquela região e também a necessidade de duas rotatórias e melhorias na rodovia que liga Pomerode a Blumenau.

Zauri Martins do Nascimento explicou durante a entrega de ofício ao deputado que, em dias de chuva, ocorrem muitos acidentes. “Como o do dia anterior, quando ocorreram dois acidentes graves, sendo que um deles resultou em morte. Hoje temos uma rodovia precária em todos os aspectos, a visibilidade é precária, mato está tomando conta, placas de sinalização inexistentes, ou que não se enxergam, via sem acostamento ou área de escape, camada asfáltica em locais com buracos que podem causar acidentes, ou quando se desvia ou quando se entra em algum deles”, disse preocupado.

Por fim, os parlamentares explicaram que a situação é de extrema insegurança, quase uma calamidade. Informaram que o Município de Pomerode já tentou executar obras de revitalização, mas é travado pois ser área de jurisdição estadual, bem como pela falta de recursos.

O deputado Ricardo Alba se comprometeu em levar o ofício ao governador e, junto com os demais deputados da Frente Parlamentar defender a causa, para que a rodovia receba condições de tráfego mais seguras. Também, os vereadores presentes solicitaram que o mesmo agende uma reunião com o secretário de Planejamento Estadual para que possam conversar sobre o assunto. O encontro pode ser agendado ainda dentro deste mês.

No final de retornarem para Pomerode, os parlamentares ainda participaram de uma reunião com o presidente da ALESC, Júlio Garcia, onde novamente expuseram o motivo de sua ida a Florianópolis e pediram apoio da mesma forma.