Sessão da Câmara Mirim aprova três requerimentos

Data: 13/05/2019

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na quinta-feira (09/05), a sua segunda Sessão Mirim. Incialmente, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória, onde além dos assuntos gerais, foram analisadas as respostas dos Requerimentos, recebidos do Prefeito. Em resposta ao Requerimento nº 01/2019, de autoria do vereador mirim Eliabe Koser, que solicita a manutenção nos abrigos de ônibus, o Executivo informou que a Secretaria de Obras está elaborando um cronograma para verificar a necessidade e assim, providenciar a devida reforma. Em relação ao Requerimento nº 02/2019, de autoria do vereador mirim João Schwartz, que solicita a implantação de faixas de pedestres ao longo da Rua Testo Alto, o Executivo informou que já existe a designação de algumas faixas para serem sinalizadas, dentre elas, em Testo Alto, onde serão pintadas pelo menos duas, uma próximo a entrada da Rua Carlos Belz e a outras próximo ao Posto de Saúde.

Durante a Sessão foi realizada a continuação da leitura do livro Constituição em Miúdos, dividida a leitura em alguns capítulos por sessão. Foram lidos os Capítulos: Quem Vota e é votado, pela vereadora Joyce Cristina; Crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, pela vereadora Luiza H. Bica; e Nacionalidade, pela vereadora Mayara Liz. Também foram aprovados três requerimentos Mirins e realizados os pronunciamentos.

Em seu pronunciamento, o vereador mirim Eliabe Martinhago Koser falou sobre o dia da Ascenção do Senhor Jesus, celebrado no dia 30 de maio.
Aprovados os Requerimentos Mirins: nº 03/2019 e nº 04/2019 e, de autoria do vereador mirim Caio Gustavo Scheiwe, que solicita ao Executivo a manutenção na ciclovia da SC 110, região de Pomerode Fundos e palestras antidrogas para os anos finais do Ensino Fundamental. Aprovado também, o Requerimento Mirim 05/2019, de autoria do vereador mirim Eliabe Martinhago Koser, que solicita melhorias nas ruas de Pomerode onde tem paralelepípedo, em especial o trajeto entre o abrigo de passageiros na Avenida 21 de Janeiro, em frente ao Colégio Doutor Blumenau, até a passarela.
Palestra promovida pelo Observatório Social de Pomerode

Após, os mirins assistiram palestra promovida pelo Observatório Social de Pomerode, com o tema Educação Fiscal. Ministraram o presidente, Maurício Nienow e a coordenadora, Maria Letícia Fernandes. Abordada a questão da educação fiscal, orçamento público, nota fiscal, cupom fiscal, importância do voto consciente, corrupção e entre outras atitudes individuais corretas. Divulgaram como funciona o programa do ‘Observador Social Mirim’, criado em 2016 pelo Observatório Social de Brusque e Região. Segundo os palestrantes, este programa está em vias de estudo para possível implantação nas escolas de Pomerode.