Projeto Câmara Mirim acontece mensalmente

Data: 18/06/2019

Para este ano o Projeto Câmara Mirim, do Poder Legislativo de Pomerode, apresenta um planejamento diferenciado. Consiste no aproveitamento de todo o meio período em que os mirins estarão na Câmara para as sessões, com a inclusão de palestras e documentários relacionados. Outrossim implementa ainda uma capacitação sobre Princípios Constitucionais, Leis que fazem parte da vida do cidadão brasileiro.

Nesta terça-feira, dia 18 de junho, incialmente, a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória, com as seguintes abordagens: questionário sobre o Regimento Interno Mirim; publicações do material da sessão feito nas escolas; requerimentos da pauta; leitura e discussão sobre Constituição em Miúdos, dos Capítulos VII Dos Direitos do Trabalho, VIII do Poder Judiciário e IX sobre o Poder Legislativo; tribuna para esta sessão e a próxima; agenda para visita ao prefeito e ao tenente; eleição da segunda Mesa Diretora em julho; e respostas dos requerimentos do prefeito. Em resposta ao Requerimento nº 04/2019, de autoria do vereador mirim Caio Gustavo, que solicita palestras para os 9ºs anos das escolas pelo Programa PROERD, a Polícia Militar respondeu que neste momento, não será possível em virtude da falta de efetivo. O requerimento nº 05/2019, de autoria do vereador mirim Eliabe Koser, que solicita reparos na Av. 21 de Janeiro, a Secretaria de Obras informou que já identificou e que logo os reparos serão providenciados. Em reposta ao requerimento nº 02/2019, de autoria do vereador mirim João Victor Schwartz, que solicita reparos na ciclovia da SC 110, a Superintendência Regional Vale, do DEINFRA, informou que solicitou projeto para regulamentar a ciclofaixa e assim, fazer os devidos reparos.

Durante a Sessão, em seu pronunciamento, o vereador mirim Eliabe Martinhago Koser destacou várias ações de sua escola, como a participação nas Olimpíadas da Matemática e a sua 50ª Festa Escolar. Caio Gustavo Scheiwe utilizou a tribuna para falar sobre o JASC - Jogos Abertos de Santa Catarina, sua história e importância. A vereadora mirim Joyce Cristina Ferreira de Oliveira discursou sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, data que visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação. Talita Lemke falou sobre a Semana da Oração, em que a Escola Hermann Guenther celebra dos dias 03 a 08 deste mês. Maíra Daiana Koepp enalteceu o Dia do Trabalho, celebrado em 1º de Maio e sua importância. Felipe Nitsche Ferreira parabenizou os 50 anos da Escola Duque de Caxias e contou um pouco de sua história.

Aprovados os seguintes requerimentos: nº 06/2019, de autoria da vereadora mirim Mayara Liz, que solicita a possibilidade de ampliação de pessoal para a GETRAN; nº 07/2019, de autoria do vereador mirim Felipe Ferreira, que solicita complementação da execução de calçadas na Rua Ribeirão Areia, especialmente em frente e nas proximidades da Escola Duque de Caxias; nº 08/2019, de autoria da vereadora mirim Talita Lemke, que solicita reposição de material esportivo e manutenção para quadra da Escola Hermann Guenther, assim como verificar a necessidade nas demais escolas.

Após, os mirins assistiram documentários da Série Explicando, com os temas: A Crise Global da Água; Porque as Mulheres Ganham Menos que os Homens; e Criptomoedas.