Câmara Mirim aprova três requerimentos

Data: 16/09/2019

Realizada na quinta-feira, dia 12 de setembro, mais uma Sessão Mirim. Incialmente, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião, onde além dos assuntos gerais, foram analisadas as respostas dos Requerimentos recebidos do Prefeito e debatidos os capítulos do livro Constituição em Miúdos.

Respostas dos requerimentos por parte do Executivo

Em resposta ao Requerimento 10/2019, de autoria da vereadora mirim Luiza Herbstrith Bica, que solicita ao Executivo informações sobre quando ocorrerá a pavimentação na rua dos Atiradores em frente à Escola Profa. Noemi V. C. Schroeder, o Executivo informou que considerando a extensão da via, a pavimentação será realizada em etapas, assim como o Trecho I, mais dois trechos (II e III) já foram licitados e devem ter início ainda neste ano. Ainda que o trecho III alcançará a referida Instituição.

Em resposta ao Requerimento Mirim nº 11/2019, de autoria do vereador mirim Caio Gustavo Scheiwe, que solicita ao Executivo a cobertura da quadra de esportes da Escola Profº. Vidal Ferreira, o Executivo informou que o projeto para a cobertura já foi solicitado à Secretaria de Planejamento e que não há previsão para o início e conclusão das obras.

Em resposta ao Requerimento Mirim nº 12/2019, de autoria do vereador mirim Eliabe M. Koser, que solicita ao Executivo a instalação de câmeras de segurança na passarela em frente ao Colégio Doutor Blumenau, o Executivo informou que é necessário aguardar o Plano de Trabalho referente ao Estudo de Mobilidade no município que está sendo elaborado juntamente com a Universidade Federal do Paraná.

Por fim, em resposta ao Requerimento Mirim nº 09/2019, de autoria da vereadora mirim, Maíra D. Koepp, que solicita a avaliação e possível poda dos pinheiros em frente à Escola Almirante Barroso, o Executivo informou que o pedido foi encaminhado ao setor responsável e que, o órgão ambiental elaborará um laudo que mostrará a possibilidade das podas.

Durante a Sessão foi realizada a continuação da leitura do livro Constituição em Miúdos, proferida pelos mirins Joyce Cristina Ferreira de Oliveira, Eliabe Martinhago Koser, Luiza Herbstrith Bica e Mayara Liz.

Pronunciamentos dos Vereadores Mirins

Em seu discurso, o vereador mirim Eliabe M. Koser, proferiu homenagem lendo a biografia do saudoso Hermann Bruno Otto Blumenau, que leva o nome do Colégio Sinodal Dr. Blumenau. “Nasceu em 26 de dezembro de 1819, em Hasselfelde, e faleceu em 30 de outubro de 1899 em Braunschweig. Foi químico e farmacêutico, alemão, fundador da colônia São Paulo de Blumenau e 1º administrador do município de Blumenau”, enalteceu.
A vereadora Mirim Maíra Daiana Koepp abordou sobre a importância da diversidade e da formação dos grupos escolares. “Um grupo que se destacou nos corredores foi a turma do Yago – aluno portador de necessidades especiais– e seus amigos que se juntam e, durante quase o intervalo inteiro, dançam, conversam, riem muito e se divertem compartilhando suas ideias e opiniões sobre diversos assuntos”, enalteceu.
A vereadora mirim Mayara Liz proferiu seu discurso sobre a independência do Brasil apresentando um resumo dos fatos. “A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I”, falou.

Iniciada a Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade, três requerimentos:

Requerimento Mirim nº 13/2019, de autoria da vereadora mirim Joyce de Oliveira, que solicita ao Executivo a cobertura para pátio na Escola Curt Brandes. “Pela falta de espaço, em dias de chuva, os estudantes se aglomeram nos corredores cobertos, que ficam intransitáveis e impróprios para recreação adequada”, justificou.

Requerimento Mirim nº 14/2019, de autoria do vereador mirim Caio Gustavo Scheiwe, que solicita ao Executivo, o reparo para o telhado da escola Profº. Vidal Ferreira. “Sempre que chove, infiltra água pelas telhas, escoa para laje/teto, acumula, parte escorre pelas luminárias em algumas salas de aula e com problemas também no refeitório e sala de informática, causando manchas de mofo no teto”, defendeu.

Requerimento Mirim nº 15/2019, de autoria da vereadora mirim Maíra D. Koepp, que solicita ao Executivo a cobertura para bicicletário na Escola Almirante Barroso. “Em 2018 o então vereador mirim Michel Thiago Küster já havia feito a solicitação, sendo que a resposta foi a de que naquele ano não havia orçamento, mas assim que houvesse sinalização positiva para este tipo de obra, seria feita em todas as escolas. Nesse sentido reitero o pedido”, alegou.

Mirins recebem palestra sobre drogas e prevenção

Após realizada a Sessão Ordinária, os mirins assistiram palestra com duração de 1 hora sobre assuntos relacionados a prevenção de drogas. Dentre os assuntos abordados, o curta oficial ‘A Dura Realidade - Drogas na adolescência’; um vídeo com o título ‘10 Drogas mais Mortais do Mundo e suas consequências; a reportagem ‘Quinze novos tipos de drogas foram identificados em seis meses no DF’; o vídeo Woodstock, o festival que marcou uma geração revolucionária, sua relação com as drogas’; e por fim, palestra Virtual ‘Por que é que as pessoas usam drogas - sob o aspecto biológico, psicológico e sociocultural, bem como formas de prevenção, por Dr. Sérgio Lopes.