Projeto de Lei é rejeitado pelo Conselho de Turismo de Pomerode

Data: 29/11/2019

O Conselho Municipal de Turismo de Pomerode (CONTUR) rejeitou nesta quinta-feira, 28/11, o Projeto de Lei 413/2019, que obrigaria veículos com mais de oito passageiros a contratar guias locais de turismo antes de visitarem a cidade. A decisão foi tomada por unanimidade após intensa mobilização da comunidade e de entidades como a Associação Visite Pomerode (Avip). Assim, todas as excursões seguem livres para circular pela cidade sem cumprir qualquer exigência adicional.

Presentes na reunião, o presidente da Câmara, Zauri Martins do Nascimento e demais vereadores, que acompanharam a votação. Desta forma, o projeto será retirado da Câmara de Vereadores.

O texto apresentado pelo Executivo criaria custos extras a grupos de visitantes interessados em conhecer Pomerode e seus atrativos e retiraria o direito de escolha do consumidor sobre a contratação dos serviços de guia. Exigiria que ônibus e vans fossem interceptados por fiscais municipais sem necessidade, gerando custos para a municipalidade que agora podem ser revertidos em ações de promoção e qualificação do turismo.