Secretária de Saúde presta esclarecimentos ao Legislativo em relação a situação da disseminação do Covid-19 no município

Data: 29/07/2020

Nesta sexta-feira, dia 24 de julho, foi realizada reunião entre a Secretaria de Saúde do Município e o Legislativo. Participaram a secretária de Saúde, Lígia Hoepfner, o DrGilberto L. Gonçalves, o presidente da Câmara Jean Nicoletto e os vereadores Marcos Dallmann, Aldino Oldenburg, Amarildo da Silva, Jair de Oliveira e Cleide Kamchen.

O objetivo foi obter informações sobre a situação do município em relação às medidas que vem sendo tomadas para evitar a disseminação do Covid-19.

A secretária de Saúde disse que a preocupação no momento é evitar um maior número de pessoas contaminadas para que não sejam necessários leitos nas UTIs dos hospitais, que já estão lotadas. Relatou a dificuldade dos hospitais em conseguir profissionais de saúde qualificados para trabalhar nas UTIs.

O presidente da Câmara agradeceu os esclarecimentos e enfatizou a importância da comunidade se cuidar neste momento.

Foram esclarecidas algumas dúvidas em relação ao novo protocolo emitido pela Prefeitura, sendo que Lígia frisou que o Município segue as notas técnicas do Governo do Estado e o Protocolo do Ministério da Saúde. Colocou também a importância dos cuidados com os funcionários da saúde, explicando o processo de triagem e encaminhamento que está sendo realizado pelo Município.

Lígia ainda fez uma alerta, que se as pessoas estivessem respeitando os cuidados solicitados, não haveria a necessidade de uma restrição tão rígida das atividades na cidade.

A secretária finalizou informando os repasses realizados pelo Governo Federal para o Município de Pomerode. “Repasse fundo a fundo no valor de R$ 95.000,00, conforme deliberação 27/CIB/2020 e R$ 86.996,84 conforme Portaria n° 774, de 09/04/2020. Foram utilizados para aquisição de equipamentos de proteção individual (máscara cirúrgica, máscara N95, máscara PFF2, avental descartável, macacão descartável, óculos de proteção, escudo facial, luvas e gorros), álcool etílico 70%, álcool gel 70%, aparelho Gerador de Ozônio para desinfecção das ambulâncias, Testes Rápidos, Testes por RT-PCR em laboratório credenciado, material educativo e outros materiais que forem necessários. Também o auxílio financeiro da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, referente às ações de enfrentamento à Covid-19 e para mitigar os impactos da pandemia no valor de R$ 121.107,64. Considerando a queda na arrecadação que constitui a base que sustenta os mais de 23% investidos na Saúde anualmente e com isso, utilizada na folha de pagamento da saúde pelo aumento do número de profissionais contratados”, informou.