SIGA A CÂMARA

Aprovados quatro requerimentos durante Sessão Da Câmara Mirim


Data: 18/06/2021

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na quarta-feira (16/06), a sua terceira sessão do ano. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Durante a Sessão foi realizada a continuação da leitura do livro Constituição em Miúdos, dividida a leitura em alguns capítulos por sessão.

Na sequência, em seu pronunciamento, o vereador mirim, Gabriel Nitsche Ferreira, proferiu seu discurso apresentando mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho de 2021). “Enfrentamos uma tripla emergência ambiental – perda de biodiversidade, disfunção climática e poluição crescente. Por muito tempo, a humanidade cortou as florestas da Terra, poluiu os seus rios e oceanos e arou seus campos até a exaustão. A degradação da natureza já está comprometendo o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas – ou 40% da humanidade. É por isso que, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, lançamos a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Este movimento global irá unir governos, empresas, sociedade civil e cidadãos num esforço sem precedentes para curar a Terra. Ao restaurarmos os ecossistemas, poderemos conduzir uma transformação que irá contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Necessitamos replantar e proteger as nossas florestas. Temos de limpar os nossos rios e mares, e precisamos tornar as nossas cidades mais verdes. Irá criar milhões de novos postos de trabalho até 2030, gerando retornos de mais de 7 trilhões de dólares todos os anos; e ajudar a eliminar a pobreza e a fome. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é um apelo global à ação. Reunirá apoio político, investigação científica e força financeira para ampliar massivamente a restauração. Todos e todas podem contribuir. A ciência nos diz que os próximos 10 anos constituem a nossa última oportunidade para evitar a catástrofe climática, reverter a maré mortífera da poluição e de perda de espécies. Por isso, vamos iniciar hoje uma nova década – uma década durante a qual poderemos, por fim, fazer as pazes com a natureza e assegurar um futuro melhor para todos e toda”, frisou.

Requerimentos

Faixa de pedestres para a Rua Vale do Selke Pequeno
Aprovado por unanimidade o Requerimento Mirim 3/2021, de autoria do vereador mirim Breno Elisbão de Oliveira, que solicita faixa de pedestres para a Rua Vale do Selke Pequeno. “A Rua Vale do Selke Pequeno recentemente recebeu uma camada asfáltica no trecho defronte à escola Noemi Vieira de Campos Schroeder, o que foi de grande valia considerando a necessidade e o tempo que a comunidade escolar ansiou para resolver o problema com a poeira em seus arredores, sanado ainda com a pavimentação da Rua dos Atiradores, já que a escola faz esquina com esta. Em complemento a estes benefícios, tornou-se necessária agora a implantação de uma faixa de pedestres na rua Vale do Selke Pequeno, em frente ao portão da escola, o que dispensa justificativa no que tange a segurança dos alunos, pelo movimento de veículos e a travessia necessária para aqueles que vem e vão sentido sul pela rua dos Atiradores e ainda considerar o estacionamento do outro lado da escola”.

Instalação de um trevo alemão
Aprovado por unanimidade o Requerimento Mirim 04/2021 de autoria da vereadora Mirim Jamile Cristofoletti , que solicita a instalação de um trevo alemão ao DEINFRA – Departamento Estadual de Infraestrutura. “Na SC 110, (Rua Vidal Ferreira) próximo a subida da serra, no entroncamento com a rua Mateus Zatelli Bonatti, há a necessidade de se instalar um trevo alemão. Este recurso será muito útil, pois permite os deslocamentos à via adjacente, não tendo que aguardar no acostamento, o que se torna perigoso, inclusive no cruzamento das duas pistas”.

Projeto hidráulico para a Escola Olavo Bilac
Aprovado por unanimidade o Requerimento Mirim 05/2021 de autoria da vereadora mirim Christine Sarah Borchardt que solicita informações sobre o curso do projeto hidráulico para a Escola Olavo Bilac. “A Escola Olavo Bilac vem tendo problemas com falta de água, principalmente pela localização geográfica e pouca capacidade de armazenamento aliado ao aumento de consumo, crescimento da escola, uso da água no período noturno pois a escola acolhe a Escola Estadual Erwin Curt Teichmann e ainda em virtude da pandemia o consumo é maior. Sempre engajada na questão do meio ambiente, produziu um projeto sustentável através das aulas de ciências que consiste em duas cisternas de 10 mil litros cada. Foram recebidas por doação de empresários, para serem instaladas nos banheiros, sendo que o banheiro masculino da parte antiga deve ser transferido para a ala nova, próximo ao feminino o que proporcionará a instalação das duas cisternas. De imediato resolverá o problema de falta de água nos banheiros. A Prefeitura em consonância com a Escola Olavo Bilac elaborou um projeto hidráulico que compreende e respalda a autonomia de controle das cisternas, de uma caixa nova para água potável de 5 mil litros doada pela APP, conjuntamente com o sistema hoje existente. Feitas as considerações, solicita à Secretaria de Planejamento, através deste Requerimento, saber como está o andamento deste projeto e qual a previsão para sua efetivação, pois os alunos e professores anseiam para resolução do problema da falta de água”.

Relocação de ponto de ônibus
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 06/2021, de autoria da vereadora mirim Jamile Cristofoletti que solicita a relocação de ponto de ônibus. “Na rua Mateus Zatelli Bonatti, rente ao entroncamento com a SC 110, (Rua Vidal Ferreira) em Pomerode Fundos, próximo a subida da serra, há um ponto de ônibus. Ocorre que no local onde ele está hoje tem ocorrido dificuldade de parada do ônibus em virtude do movimento da SC que expõe ao risco de acidente e ainda dificulta a manobra do ônibus. Sugere-se que seja estudado um local mais apropriado para este ponto, em local mais recuado, de forma a dar segurança aos usuários de ônibus, e que o veículo possa manobrar de forma segura. Sendo assim há também a necessidade da colocação de tubos no entroncamento da via para que o acesso para a rua Mateus Zatelli Bonatti seja ampliado”.

Vídeo Institucional
Após, os mirins assistiram vídeo institucional com o objetivo de ampliar o conhecimento dos jovens.

Arquivos


Fotos