SIGA A CÂMARA

Aprovados quatro requerimentos durante Sessão da Câmara Mirim


Data: 16/07/2021

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na quinta-feira (15/06), a sua quarta sessão do ano. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Durante a Sessão foi realizada a continuação da leitura do livro Constituição em Miúdos, dividida a leitura em alguns capítulos por sessão.

Na sequência, em seu pronunciamento, o vereador mirim Diogo Lemke de Oliveira falou sobre o Dia do Pecuarista. “A pecuária brasileira cresceu muito nos últimos tempos, dobrou de tamanho, passando de 102,5 milhões de cabeças para 204 milhões nos últimos 36 anos. Estes números comprovam que a atividade está cada vez mais eficiente. Mas isso não significa que tudo são flores no setor. Ser pecuarista no Brasil é um desafio. O produtor é demandado o tempo todo: precisa produzir carne e leite de qualidade, cuidar do bem-estar e sanidade dos animais e ainda garantir a rentabilidade da fazenda. Precisamos parabenizar o pecuarista por estar cada vez mais ativo e envolvido na pecuária brasileira, conhecendo seus números, gerindo sua fazenda como de fato ela precisa ser gerida. Com trabalho e dedicação tudo que é investido pode voltar em dobro e até mais. Procurar novas oportunidades e melhores resultados é preciso. É nisso que se acredita. E para o pecuarista, parabéns pelo seu dia e mãos à obra”.

A vereadora mirim Jamile Cristofoletti utilizou a tribuna para falar sobre o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. “Foi lembrado no dia 3 de julho. A data se refere à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. Neste mesmo dia, em 1951, o Congresso Nacional aprovou a Lei 1.390– primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal qualquer prática resultante de preconceito por raça ou cor. Ela foi modificada em 1985, pela Lei 7.437, que transformou as práticas de racismo em crime inafiançável, ampliando as penas. A discriminação racial é definida como ‘toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública’. A data é um estímulo para a reflexão, a fim não só de que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos, como também se unam para lutar contra o preconceito”, concluiu.

Melhoria na rotatória que dá acesso ao Bairro Dr. Wunderwald
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 07/2021, de autoria do vereador Mirim Diogo Lemke de Oliveira, que solicita melhoria na rotatória que dá acesso ao Bairro Dr. Wunderwald. “Esta rotatória é de grande utilidade e gera segurança no acesso aos veículos, no entanto para travessia de pedestres e ciclistas, há a necessidade de melhoria, pois para cruzar a rotatória, passam pelo centro desta, o que gera grande perigo junto a conversão dos veículos. Sugiro a implantação de uma faixa de pedestres e ciclistas, recuada alguns metros para dentro da Rua Dr. Wunderwald e estender a mureta de proteção hoje existente na ponte até essa faixa, de modo que os transeuntes se obriguem a seguir até a faixa e só então façam a travessia e não mais passem pelo meio da rotatória, o que os expõe a grande perigo”.

Maior fiscalização pela Getran
Aprovado por unanimidade, o requerimento mirim 08/2021, de autoria da vereadora mirim Mirela Schmitz, que solicita à Getran maior fiscalização. “Na SC 110, no trecho que antecede o acesso à Serra de Jaraguá do Sul, mais precisamente Rua Presidente Costa e Silva, 3695 - Testo Rega, existe o restaurante “Rosa Lanches”. O restaurante é muito frequentado, inclusive por caminhoneiros e possui área de estacionamento próprio. Inclusive a rodovia ali possui um largo acostamento e pelo que se nota, comporta estacionamento de veículos e ainda há espaço próprio e seguro de acostamento de via para os pedestres e ciclistas. Ocorre que em muitos momentos, alguns motoristas de caminhão acabam estacionando sob local reservado aos transeuntes. O que causa obviamente perigo aos usuários. Considerando esta situação e sendo perímetro urbano entende que a GETRAN possa realizar operações de fiscalização naquele local de modo a coibir a prática do estacionamento irregular”.

Remoção de prédio
Aprovado por todos, o requerimento mirim 9/2021, de autoria da vereadora mirim Christine Sarah Borchardt, que solicita ao Executivo remoção de prédio. “Na Rua Ribeirão Souto existe ainda o prédio onde funcionava a extinta escola Oswaldo Cruz, que até o momento não recebeu nenhuma destinação e está abandonada e o mato crescendo em torno. Considerando a situação, solicito ao Executivo que remova o prédio, reforme a quadra/campinho ali existente para que possa ser polivalente e construa uma área de lazer com academia ao ar livre, de forma que o espaço possa ser utilizado pela comunidade local”.

Execução de calçada
Aprovado por todos o requerimento mirim 10/2021, de autoria da vereadora mirim Christine Sarah Borchardt, que solicita a execução de calçada. “A Rua Ribeirão Souto recebeu há algum tempo uma camada asfáltica, o que foi muito ansiado por aquela comunidade e é de grande valia. No entanto resta adequar as calçadas, que hoje não possuem pavimento. Requer que o Executivo, se já não o fez, acione os moradores, conforme legislação municipal, para que cada um execute a calçada em sua área de testada. Desta forma beneficiará todos os transeuntes daquela comunidade”.

Vereadores mirins recebem nova capacitação

Os vereadores mirins após a Sessão, tiveram capacitação intitulada ‘Como Atingir Objetivos Pessoais e Profissionais’, ministrada pela assessora de Comunicação, Moira P. Petrucci.

Dentre os assuntos, a importância da gestão do tempo, da gratidão e do ato de não procrastinar. “Cada um tem a vida que merece. Trata-se da responsabilidade que cada um tem com a sua própria vida. Não adianta querer colher resultados se você não se comprometer”, explica a profissional.

Arquivos


Fotos