SIGA A CÂMARA

Sessão da Câmara Mirim elege segunda Mesa Diretora do ano


Data: 17/08/2021

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na sexta-feira (13/08), a primeira Sessão com os novos integrantes da Mesa Diretora, com mandato até 31 de dezembro deste ano. A eleição foi realizada na sessão anterior. A 2ª Mesa Diretora Mirim exercerá o mandato até o dia 31 de dezembro de 2021, conforme segue:

Presidente: JAMILE CRISTOFOLETTI
Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira

Vice-Presidente: MIRELA SCHMITZ
Escola Básica Municipal Almirante Barroso

1ª Secretária: CHRISTINE SARAH BORCHARDT
Escola Básica Municipal Olavo Bilac

2º Secretário: MATHEUS MENDONÇA LINS PINHEIRO
Escola Básica Municipal Hermann Guenther

Considerando a desistência do vereador mirim Breno Elisbão de Oliveira, assumiu a vaga a estudante Júlia Timm. A convocada, representante da Escola de Educação Básica Municipal Noemi Vieira de Campos Schroeder, tomou posse durante a sessão.

Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os parlamentares mirins. Dentre os assuntos abordados foram a apresentação dos requerimentos, pronunciamentos, Constituição Brasileira, entre outros.

Pronunciamentos

Mitos e Verdades sobre a vacina contra a Covid-19
A vereadora mirim Christine Sarah Borchardt abordou sobre a importância da vacina no combate ao novo coronavírus. Apresentou mitos e verdades, tais como se as pessoas podem confiar nas vacinas, qual a importância da vacina para a comunidade, se a ideia de que contrair a doença dá mais proteção que a própria vacina, alertou porque todos devem se vacinar contra a Covid-19, e por qual razão se deve manter os protocolos de higiene, mesmo após a vacinação. “As vacinas não conferem proteção imediata, pois é necessário um certo tempo para estimular o sistema imune. Além disso, é necessário completar o esquema de número de doses previstas para cada vacina. Mesmo com o número de doses completos, as eficácias das vacinas não chegam a 100%, sendo possível o adoecimento, mesmo que numa frequência muito menor. O que só poderá ser melhor controlado quando tivermos elevadas coberturas vacinais”, disse. O texto foi lido foi extraído de entrevista da Dra. Tatiana Guimarães de Noronha da Faculdade de Medicina da UFF-site.

Um dia para celebrar o Patrimônio Cultural Brasileiro
A vereadora mirim Maria Isabel Brych abordou sobre o dia do Patrimônio Cultural Brasileiro. “Celebrado em 17 de agosto, data em que nasceu o Sr. Rodrigo Melo Franco de Andrade, Presidente do (Iphan) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do país, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. Pomerode tem patrimônio cultural brasileiro, onde estão alguns dos lugares mais especiais do Brasil. Desde a década de 1980, o Iphan atua nesta região, tendo como uma das atividades principais a realização de estudos sobre o patrimônio – material e imaterial – da imigração no Sul do Brasil. Estão em Pomerode alguns dos mais importantes e expressivos exemplares da arquitetura teuto-brasileira, onde as tradições – das festas, da língua, da culinária – sobrevivem e são passadas de geração a geração, onde o contexto cultural está imerso em uma paisagem singular e exuberante”.

Dia de Combate à Poluição alerta sobre prejuízo ao meio ambiente
O vereador mirim Matheus Mendonça Lins Pinheiro abordou sobre o Dia de Combate à Poluição e o alerta sobre consequência do prejuízo ao meio ambiente. “Celebrado em 14 de agosto surgiu como um alerta às consequências da poluição ambiental. O ar, a água e o solo são alguns dos fatores que podem ser prejudicados pela poluição e atingir diretamente a vida da população e no bioma. Segundo dados da ONU, a poluição é responsável por cerca de 12,6 milhões de mortes no mundo por ano. Embora existam inúmeros fatores que contribuam para o desequilíbrio destes espaços, é essencial que sejam feitos esforços do Poder Público e dos cidadãos para garantir maior qualidade de vida e bem-estar. A Lei Federal 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de preservar e recuperar a qualidade ambiental. Além de políticas públicas, a população também pode contribuir com a preservação ao meio ambiente e o combate à poluição. A reciclagem; o descarte adequado de pilhas e baterias; a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis; o plantio de árvores e o uso de meio de transportes sustentáveis são alguns dos modos que cada um também pode contribuir com um futuro melhor”, falou.

Requerimentos

Fiscalização de trânsito na SC 110
Aprovado por unanimidade o Requerimento Mirim nº 11/2021, de autoria da vereadora mirim Mirela Schmitz, que solicita a fiscalização de trânsito na SC-110. Destinado ao 13º Grupo de Polícia Militar Rodoviária – Blumenau (P-13), segue a justificativa: “Na SC-110, no trecho que antecede o acesso à Serra de Jaraguá do Sul, mais precisamente Rua Presidente Costa e Silva, 3695 - Testo Rega, existe o restaurante “Rosa Lanches”. O restaurante é muito frequentado, inclusive a rodovia ali possui um largo acostamento e pelo que se nota, comporta estacionamento de veículos e ainda há espaço próprio e seguro de acostamento de via para os pedestres e ciclistas. Ocorre que em muitos momentos, alguns motoristas de caminhão acabam estacionando sob local reservado aos transeuntes. O que causa obviamente perigo aos usuários. Desta forma, solicito operações de fiscalização de modo a coibir a prática do estacionamento irregular”.

Parque infantil para o bairro Ribeirão Areia
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 12/2021, de autoria do vereador mirim Gabriel Nitsche Ferreira, que solicita ao Executivo, a criação de parque infantil. “O bairro Ribeirão Areia tem um número expressivo de moradores, recebeu há algum tempo uma academia ao ar livre, o que é de grande valia. No entanto carece de um parque para as crianças do bairro, cujas famílias tem de se deslocar ao centro até o parque mais próximo. Sugere-se nas proximidades da academia ao ar livre a instalação de um parque infantil ou em outro local no Bairro que o poder público entenda mais adequado”.

Placa indicativa de escola
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 13/2021, de autoria da vereadora Maria Isabel Brych, que solicita ao Executivo, placa indicativa de escola. “A Escola Estadual Presidente Prudente de Morais se localiza ao término da rua Tancredo Tasca, que é uma transversal da rua Presidente Costa e Silva, logo, quem não sabe de sua localização e precisa acessá-la, passa despercebido da entrada de sua via. Peço a instalação de uma placa indicativa de acesso à escola, que deverá ser colocada na rua Presidente Costa e Silva próximo ao entroncamento da rua Tancredo Tasca. Deste modo todos os transeuntes da via principal saberão a localização da escola, o que em muito facilita o acesso a ela das pessoas que não sabem onde se localiza, inclusive quem é de outras regiões”.

Palestra Gestão de Finanças Pessoais do SEBRAE
Após a Sessão Mirim, os estudantes assistiram palestra intitulada Gestão de Finanças Pessoais do SEBRAE. O palestrante foi Juliano Fernandes e os temas abordados foram: Nossa relação com o dinheiro; Orçamento pessoal e familiar; Consumo; Crédito e endividamento; e Investimento.

Arquivos


Fotos