VEREADORES MIRINS VISITAM PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR DE POMERODE

Data: 13/09/2021

Na sexta-feira, dia 10 de setembro, os vereadores mirins da Câmara Municipal de Pomerode realizaram visita ao Pelotão da Polícia Militar. Na oportunidade, foi explanado sobre as atividades exercidas pela Polícia Militar e o funcionamento da rotina administrativa e operacional. Os materiais utilizados durante o serviço policial também foram apresentados, o funcionamento do vídeo monitoramento, a lavratura de um boletim de ocorrência, características de uma viatura PM e a forma de atuação no Programa Rede de Vizinhos, Rede Rural, Rede Catarina, Rede de Segurança Escolar e Comércio Seguro.

O Tenente Diego Knoener falou sobre a importância de que a comunidade baixe o aplicativo PMSC Cidadão no seu celular. Explicou que uma das vantagens do aplicativo é a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente.

Os estudantes também questionaram sobre o retorno do Proerd e foram informados de que o Programa já retornou às atividades nas escolas públicas de Pomerode.  O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Os objetivos incluem desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes e abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

Cada mirim representa uma Escola Municipal de Pomerode, e através da sua representatividade busca, a partir da adolescência, influenciar os demais colegas na busca de melhorias para a população do município.

Desta forma, auxilia a desenvolver a cidadania nos jovens, para focar seus interesses no desenvolvimento do local onde residem e aumento da qualidade de vida da comunidade na qual fazem parte.