Sessão Mirim: Aprovados três requerimentos durante a Ordem do Dia

Data: 13/09/2021

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na sexta-feira (10/09), mais uma sessão do ano. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Na sequência, em seu pronunciamento, o vereador Gabriel Nitsche Ferreira abordou sobre o Dia da Árvore. “No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, que serve para conscientizar as pessoas sobre os seus atos contra a natureza e quais são as consequências deste ato. A maior e mais significativa importância das árvores é a ambiental, pois são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta, desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, maior controle das chuvas, qualidade da água dos mananciais, controle de erosão, manutenção da biodiversidade, além de produzirem frutos, sementes, madeira, resinas e outros produtos”, frisou.

A vereadora Mirim Mirela Schmitz discursou sobre a arte urbana. “Arte Urbana é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois essa união se dá naturalmente enquanto o ser humano vive e se desloca pela cidade. No entanto, estudiosos afirmam que essa arte remete a períodos da antiguidade. Além disso, havia muitos artistas nos centros urbanos que se expressavam pela música, teatro e dança. É importante analisar o crescimento da arte urbana nos últimos tempos e a forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito significativo para as minorias que anseiam em se comunicar. No Brasil, a arte de rua aparece na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo. Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com a Ditadura Militar. No início, essa era uma arte marginalizada e de certa forma ainda sofre preconceitos, dependendo do local onde é produzida e do indivíduo que a realiza, sendo mais reprimida entre a população negra e pobre. Entretanto, alguns artistas conseguiram posição de destaque no mercado da arte. Ainda que a produção do artista de rua não seja reconhecida por muitos, é necessário destacar a importância e relevância desse trabalho para a sociedade. Vale lembrar que muitos problemas são enfrentados pelos artistas de rua, tal qual a proibição de manifestações artísticas em locais públicos. Desta forma seria interessante haver um profissional na área da cultura no município de Pomerode que tivesse esse conhecimento artístico para trabalhar com jovens e adultos interessados a aprender sobre a arte urbana aqui em Texto Rega ou até em minha escola”, destacou.

Cestas de basquete na Escola Prof. Vidal Ferreira
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 14/2021, de autoria da vereadora mirim Jamile Cristofoletti, que solicita cestas de basquete na Escola Prof. Vidal Ferreira. “A Escola Prof. Vidal Ferreira possui em sua quadra de esportes cestas de basquete para a prática esportiva dos alunos, que tem sido muito útil. Ocorre que as cestas estão danificadas pelo tempo de uso e necessitam ser substituídas, pois neste estado prejudicam as atividades físicas dos alunos. Deste modo requer ao Prefeito Municipal a substituição das cestas de basquete para que dê condições adequadas de uso”.

Solicitação de tubos na SC-110
Aprovado por unanimidade, o Requerimento Mirim 15/2021, de autoria da vereadora mirim Jamile Cristofoletti, que solicita tubos na SC-110. “Na rua Mateus Zatelli Bonatti, rente ao entroncamento com a SC 110, (Rua Vidal Ferreira) em Pomerode Fundos, próximo a subida da serra, há um ponto de ônibus. Ocorre que neste local há dificuldade de parada do ônibus em virtude do movimento da SC que expõe ao risco de acidente e ainda dificulta a manobra do ônibus, já que o ponto está próximo à rodovia. Sugere-se que seja ampliada a colocação de tubos no entroncamento da via para que o acesso para a rua Mateus Zatelli Bonatti seja ampliado. Deste modo abrangeria proximidade com o ponto de ônibus, para que se obtenha um espaço que sirva de Baia, assim o ônibus não precisa parar junto a pista da rodovia. Desta forma traria segurança aos usuários deste ponto de ônibus, demais condutores da rodovia e especialmente aos alunos, de citar que por conta desta situação já ocorreram diversos acidentes”.

Faixa para pedestres
Aprovado por todos, o Requerimento Mirim 16/2021, de autoria do vereador mirim Matheus Mendonça Lins Pinheiro, que solicita faixa para pedestres. “A Escola Hermann Guenther tem uma entrada/saída defronte à escola e outra entrada/saída nos fundos. Em detrimento a esta condição, os alunos utilizam as duas alternativas para entrada e ou saída da escola. Em frente à escola o Executivo instalou faixa de pedestre elevada, o que é de muita valia, pois gera grande segurança para travessia dos alunos. No entanto o mesmo não ocorre na entrada/saída de fundos, ali vê-se alunos atravessado a Rua por toda parte entre os carros, pois nesta hora a rua está movimentada com veículos de pais e vans escolares. Para melhorar esta situação e proporcionar segurança aos alunos, pede-se que o Executivo instale uma faixa de pedestre próximo à entrada/saída de fundos da escola, na Rua Anna Guenther”, falou.