Prefeito discute ideias de projetos com os Vereadores Mirins

Data: 11/10/2021

Na quinta-feira, dia 7 de outubro, foi realizada Sessão Mirim e eventos com os estudantes. Inicialmente, o prefeito Ércio Kriek, que no dia estava entrando em férias, fez abertura de reunião, que prosseguiu com o prefeito em exercício Marcos Conrado Hass.

De acordo com a assessora do Projeto Câmara Mirim, Cleide Rauber, foi um encontro proveitoso onde os vereadores mirins puderam expor suas ideias. Dentre os assuntos abordados foram o uso e distribuição de sacolas plásticas pelo seu impacto ao meio ambiente; instalação de sistema de captação de energia solar em prédios públicos, principalmente escolas; e guarda escolar, como órgão civil municipal auxiliar de segurança pública, que atuaria de forma preventiva nas escolas. Outros assuntos abordados foram a sugestão de palestra aos jovens nas escolas sobre educação financeira; possibilidade de retorno do Aluno Guia; aumentos de pontos de coletas de pilhas e óleo de cozinha usados; clubes de debates em escolas municipais sobre exercícios de reflexão sobre assuntos que permeiam o universo do jovem e social; questões de mobilidade urbana, dentre outros.

Palestra de Educação Financeira para os 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental

Aprovado na sessão mirim, o Requerimento Mirim nº 19/2021, de autoria da estudante Júlia Timm, da Escola B. M. Profª. Noemi Vieira de Campos Schroeder. “Hoje ainda há uma deficiência muito grande em relação ao conhecimento do uso do dinheiro e como funcionam os sistemas financeiros, uso de cartões, empréstimos, dívidas dentre outros assuntos correlatos. Infelizmente, a educação que tivemos até o momento não nos proporcionou lidar com tais situações cotidianas, um mundo onde os adolescentes estão entrando agora. Tem-se conhecimento que a educação financeira específica deve fazer parte em breve do currículo escolar no país, no entanto, enquanto isso não se concretiza, não temos muitas alternativas se não buscar conhecimento privativo. Para amenizar esta situação, sugiro ao Executivo Municipal que sejam viabilizadas palestras, ao menos para os 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, em todas as escolas da rede pública e que se proceda de forma didática simples a compreensão da essência da educação financeira, uma vez que não haverá mais tempo de aprofundamento”, argumentou.

Possibilidade de pavimentação da rua Alberto Rahn

Aprovado na sessão mirim, o Requerimento Mirim nº 20/2021, de autoria do estudante Diogo Lemke de Oliveira, da Escola Básica Municipal Prof. Curt Brandes. “Solicito que o Executivo Municipal avalie a possibilidade de pavimentação da Rua Alberto Rahn, do trecho compreendido do entroncamento da Rua Dr. Wunderwald até as imediações do Grêmio Wunderwald. Este trecho possui muitos moradores que têm sofrido com a poeira. A pavimentação traria muitos benefícios aos que residem no local”.

Pronunciamentos realizados durante a Sessão Mirim

Rede Feminina de Combate ao Câncer
Maria Isabel Brych discursou sobre o Outubro Rosa, a importância da prevenção ao câncer e destacou o excelente trabalho feito pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode. “Através de serviços gratuitos, dentre outros, as voluntárias efetuam visitas, agendamentos, atividades e oferecem algo que dinheiro nenhum paga: amor e dedicação. Além de setores técnicos, como o ambulatório, a Rede também conta com setores humanizados, com apoio moral e motivacional Vida Rosa. As voluntárias agendam visitas, para que as pessoas com câncer possam receber conforto e saber mais sobre o trabalho da Instituição. O objetivo é acolher quem descobriu e trata o câncer, uma doença que atinge não apenas o corpo, mas também, a alma do paciente”, disse.

Atletismo/Compositor brasileiro/segurança pública
Os vereadores mirins Matheus M. L. Pinheiro, Diogo L. Oliveira e Júlia Timm, abordaram respectivamente, sobre o dia do atletismo, celebrado em 09 de outubro. Enfatizaram a importância da pratica esportiva; também enalteceram compositores da música brasileira – comemorado 07 de outubro, e por fim, apresentaram um resumo do que é segurança pública.

Resposta em relação aos requerimentos já apresentados em sessões anteriores

Faixa de pedestres
Em atendimento ao Requerimento nº 16/2021, de autoria do vereador mirim Matheus M.L. Pinheiro, o prefeito informou por ofício que a solicitação de pintura de uma faixa de pedestres para atender os alunos da Escola Hermann Guenther, na Rua Anna Guenther, fundos da escola, já está no cronograma de serviços do GETRAN e será executado.

Cobertura de quadra de esportes em Pomerode Fundos
Os vereadores mirins informaram que uma boa notícia veio com a resposta do Requerimento nº 14/2021, de autoria da vereadora mirim Jamile Cristofoletti. O documento solicita a troca de cestas de basquete, sendo que o prefeito informou que o pedido será atendido, tão logo a cobertura da quadra da Escola Prof. Vidal Ferreira estiver pronta. Comunicou também, que já estão em fase de licitação. Segundo os estudantes, a obra é esperada há anos pela comunidade escolar.

Placa indicativa Escola Presidente Prudente de Morais
Pelo Requerimento nº 13/2021, a vereadora mirim Maria I. Brych solicitou instalação de placa indicativa para a Escola Presidente Prudente de Morais (na entrada da rua). O Executivo comunicou que não tem competência para a execução por ser escola estadual. No entanto, enviou expediente para Coordenadoria Regional de Educação do Estado com a solicitação.

Parque infantil
O Executivo Municipal, em detrimento ao Requerimento nº 12/2021, de autoria do vereador mirim Gabriel N. Ferreira, informou que estudará a possibilidade de instalação de um parque infantil para o bairro Ribeirão Areia.