SIGA A CÂMARA

Vereadores Mirins recebem kit de material escolar na última sessão do ano


Data: 12/11/2021

Na quarta-feira (10/11), foi realizada a última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores Mirins do ano. Antes da Sessão, a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, se reuniu com os Mirins e abordou diversos assuntos em uma reunião.

Palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Na sequência, os vereadores mirins assistiram palestra pelo Youtube sobre prevenção ao uso de drogas com o médico toxicologista Anthony Wong.

Resposta em relação a requerimento apresentado em sessão anterior

Em resposta ao Requerimento nº 19/2021, de autoria da vereadora mirim Jamile Cristofoletti, que solicita palestras de educação financeira nas escolas, o prefeito informou que não é permitida a implementação de programas e atividades que não sejam desenvolvidas pelo corpo docente escolar, exceto os oferecidos pela segurança e saúde pública. Que, porém, existe projeto intitulado Aprender Valor, do Banco Central, que visa incentivar o desenvolvimento de competências financeiras nos alunos. E que nesse sentido, irá se inteirar sobre a iniciativa.

Pronunciamentos realizados durante a Sessão Mirim

Por se tratar da última sessão da atual gestão, todos os vereadores mirins utilizaram a tribuna para realizar agradecimentos em relação ao período em que atuaram no Projeto Câmara Mirim.

Discussão e votação dos Requerimentos durante a Ordem do Dia

Faixa elevada ou lombada na Rua August Krueger

A vereadora mirim Mirela Schmitz apresentou o Requerimento Mirim nº 17/2021, que solicita ao prefeito, faixa elevada ou lombada na Rua August Krueger. “A Rua August Krueger, em Testo Rega, recebeu recentemente uma camada asfáltica. Ocorre que desde então, a velocidade dos veículos tem aumentado, causando perigo, principalmente por ser uma via residencial em que crianças acabam utilizando-a para brincar. Desta forma solicito que seja instalada uma faixa elevada ou lombada, de forma a reduzir a velocidade dos veículos o que trará mais segurança a todos os usuários”.

Coleta de Lixo Orgânico duas vezes na semana

A vereadora mirim Mirela Schmitz apresentou o Requerimento Mirim nº 18/2021, que solicita ao Samae, a coleta de lixo orgânico. “A pedido de moradores do Bairro de Testo Rega, solicito saber se há possibilidade de fazer a coleta de lixo orgânico duas vezes na semana, considerando que o lixo fica acumulando uma semana nas residências causando mau cheiro”.

Transporte coletivo intermunicipal

A vereadora mirim Christine Sarah Borchardt apresentou o Requerimento Mirim nº 21/2021, que solicita à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), transporte coletivo intermunicipal. “O transporte coletivo de passageiros em ônibus é fundamental, principalmente em tempos de incentivo à redução de uso do veículo próprio por razões ambientais e deve ser sempre incentivado. É valioso o funcionamento adequado de modo a atender as necessidades dos passageiros. Ocorre que Pomerode, Timbó e Indaial carecem deste serviço. Desta forma, peço que sejam ativadas linhas de ônibus de acesso de ida e volta entre estes municípios”.

Retorno do Projeto Aluno Guia

O vereador mirim Gabriel Nische Ferreira apresentou o Requerimento Mirim nº 22/2021, que solicita à Secretaria de Educação e Prefeito, o retorno do Projeto Aluno Guia. “A Lei Municipal nº 2546/2013 autoriza convênio entre o Município de Pomerode e a Secretaria do Estado de Segurança Pública com o objetivo de desenvolver nas escolas públicas o projeto PROERD e ALUNO GUIA. É uma de poucas leis municipais em Pomerode hoje, que trata de projetos que beneficiam crianças e jovens, mas já trouxe inúmeros benefícios educacionais na formação de um bom caráter. O Projeto Proerd, felizmente, retornou à ativa, depois de um tempo parado por falta de profissional habilitado da Polícia Militar. O Projeto objetiva a conscientização das crianças e adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas e ilícitas, o fortalecimento da autoestima com valorização ética, moral e prevenção da criminalidade. Já o Projeto Aluno Guia, até agora não retornou as atividades. O objetivo é o uso consciente e seguro do trânsito, com prioridade das áreas escolares, redução de riscos e acidentes de trânsito. Solicito saber os motivos pelos quais a Lei 2546, que trata do assunto, ainda não está sendo cumprida na íntegra, se por razões de falta de colaboração da PM ou outros empecilhos; análise com carinho por parte da administração; e que nos forneça informações positivas sobre o retorno do Projeto”.

Pontos de recolhimento de pilhas e óleo

A vereadora mirim Jamile Cristofoletti apresentou o Requerimento Mirim nº 23/2021, que solicita ao Prefeito e Secretaria de Educação, pontos de recolhimento de pilhas e óleo. “Considerando os benefícios da reciclagem dentre eles pilhas usadas e óleo de cozinha, temos hoje pontos de coletas destes materiais, o que garante que sejam descartados de forma segura. Porém, nem todas as escolas possuem estes pontos de coleta, motivo pelo qual, peço que sejam complementados nas unidades que não as possuem, para que todos os alunos tenham acesso e recebam orientação do uso correto”.

Criação de clube de debates nas escolas

A vereadora mirim Maria Isabel Brych apresentou o Requerimento Mirim nº 24/2021, que solicita ao Prefeito e Secretaria de Educação, clube de debates nas escolas. “Peço que sejam implantados clubes de debates nas escolas da rede pública, com a seguinte finalidade e objetivos: Os clubes de debates são espaços criados, de exercício e reflexão sobre assuntos que permeiam o universo jovem e social, onde alunos possam se reunir e debater temas importantes, aprendendo a conviver e respeitar opiniões alheias. Os estudantes desenvolvem habilidades para sua formação política, acadêmica e profissional, entre elas a comunicação, argumentação e o trabalho em equipe. Os encontros são semanais ou quinzenais e sempre um tema novo é escolhido. Cada clube deverá ter suas regras de convivência e um código de conduta para a escolha do tema, isso é importante para que os debates aconteçam sem nenhum tipo de discurso de ódio, de violência ou de intolerância. E os objetivos ao final dos ciclos: mais alunos interessados em política, mais engajados em suas devidas comunidades, capacitados a pesquisar informações em fontes confiáveis e a debater temas importantes. Exemplos de temas: apropriação cultural, feminismo, suicídio, violência no trânsito, alimentação, bullying. Os temas são sugeridos pelos alunos. A comissão organizadora seleciona e faz a curadoria de um material de apoio e pesquisa para consulta. Os organizadores divulgam o tema do debate por meio das mídias sociais, cartazes e pessoalmente, em convites nas salas de aula, para que a média de alunos participantes aumente, entre ex-alunos e professores que podem participar do clube. Fazem parte das sessões o exercício do respeito às divergências de opiniões, propiciando um momento de contestação e reflexão respeitoso e tolerante. As regras baseadas nos fóruns já citados mantêm o objetivo da livre manifestação. Os organizadores se revezam na condução dos debates e, ao final, produzem uma avaliação qualitativa da participação de todos os alunos”.

Vereadores Mirins recebem kit de material escolar

Após o término da Sessão, os Vereadores Mirins receberam cada um, um kit de material escolar. Na ocasião, o presidente da Câmara, Sirio Jandre, elogiou a atuação dos estudantes e abordou a importância do Projeto, que prevê em sua criação, incentivos em forma de lanche após cada Sessão, viagem pedagógica anual e a concessão de material escolar em um Kit.

Arquivos

Vídeo


Fotos