Primeira Sessão da Câmara Mirim elege Mesa Diretora

Data: 12/04/2022

A Câmara Mirim de Pomerode realizou na quinta-feira (07/04), a sua primeira Sessão e a eleição dos novos integrantes da Mesa Diretora, com mandato até 31 de julho deste ano. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins. Dentre os assuntos abordados foram o Regimento Interno da Câmara Mirim, a apresentação das dependências da Câmara, a apresentação dos requerimentos, pronunciamentos, mesa diretora, Constituição Brasileira, entre outros.

Início da Sessão Ordinária Mirim e Eleição

Na primeira Sessão foi realizada a eleição da Mesa Diretora Mirim que exercerá o mandato, com posse automática, até o dia 31 de julho de 2022. Também foram realizados os pronunciamentos dos parlamentares.

A votação foi feita por chamada nominal dos nove vereadores mirins que, ao microfone, escolheram a nova Mesa Diretora conforme segue abaixo:

Presidente:
Maria Lúcia Munis Ferreira
Escola Básica Municipal Olavo Bilac

Vice-presidente:
Laísa Backes Guedes
Colégio Nossa Senhora de Fátima

1ª Secretária:
Anna Beatriz Hackbarth
Escola Básica Municipal Duque de Caxias

2ª Secretária:
Gabriela Dafne Ramos
Escola de Educação Básica Municipal Noemi Vieira de Campos Schroeder

Minha experiência como Vereadora Mirim
A vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto abordou em seu pronunciamento sobre a sua experiência o Legislativo. “O projeto Vereador Mirim nos ajuda a compreender o papel do Legislativo dentro do contexto social em que vivemos e nos proporciona fazer circular projetos, Leis e requerimentos! Assumirei o meu cargo representando a E.B.M. Dr. Amadeu da Luz, onde terei a oportunidade de conhecer ainda mais a Câmara de Vereadores. Para muitos, tudo isso ainda é novidade, mas para mim nem tanto, pois já tenho conhecimento através do meu pai, Vereador em exercício Jean Nicoletto, que em especial está sempre me incentivando a seguir com a minha participação política. O orgulho que eu sinto em receber essa oportunidade é imenso, espero conseguir contribuir ao máximo para a formação da nossa cidadania, com honra e responsabilidade implantarei projetos e com a ajuda dos órgãos responsáveis solucionaremos os principais problemas encontrados em Pomerode. E aproveitando a oportunidade, quero agradecer a confiança recebida e que sempre estarei disponível à comunidade”, disse.

Boca de lobo localizada na Rua Testo Alto
A vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto apresentou o Requerimento Mirim nº 01/2022, que solicita conserto de boca de lobo, localizado na Rua Testo Alto, defronte ao número 505. “Ocasiona um perigo constante para quem trafega naquela localidade, podendo causar acidentes, tanto para veículos quanto para quem usa bicicletas.

Substituição de alambrado no entorno da quadra da Escola Dr. Amadeu da Luz
A vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto apresentou o Requerimento Mirim nº 02, que solicita a substituição de alambrado no entorno da quadra descoberta da Escola Dr. Amadeu da Luz. “Ocorre que o alambrado em seu entorno em função do tempo em que se encontra ali está danificado e é muito baixo. Esta situação faz com que a bola escape durante as atividades para a lateral externa da quadra, onde há uma propriedade privada, localizada bem rente, cuja propriedade possui cerca elétrica próxima da quadra. Posto isso, percebe-se claramente a exposição dos alunos ao risco de levarem choques elétricos ao apanharem as bolas naquele local. Devemos zelar pela segurança dos alunos, motivo pelo qual solicito a substituição do alambrado ora existe, por um novo e mais alto, de modo a proporcionar segurança total aos alunos”.

A vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto apresentou o Requerimento Mirim nº 03 que solicita a execução e manutenção de calçadas em diversos pontos da cidade. “Ainda que o proprietário, primeiro responsável, não o faça, deve o Município executar e efetuar a cobrança. Aponto neste Requerimento uma dentre as mais diversas situações, está localizada nas proximidades da Escola Dr. Amadeu da Luz, cujas calçadas não existem ou estão tomadas pelo mato. Requer que seja realizada a pavimentação das calçadas no entorno da E.B.M Dr. Amadeu da Luz, em especial na rua Hilda Augusta Guilhermina Volkmann, e feita a manutenção nas existentes. É necessário mencionar que no mínimo, próximo das escolas as calçadas deveriam existir e estarem adequadas ao uso, já que tantos alunos dependem delas, bem como demais transeuntes”.