SIGA A CÂMARA

REALIZADA SESSÃO DA CÂMARA MIRIM DA CÂMARA DE VEREADORES


Data: 06/06/2022

Na quinta-feira, dia 02 de junho, foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de Pomerode. Antes do início da Sessão, a Assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Respostas recebidas por parte do Executivo sobre requerimentos

- Em resposta ao Requerimento Mirim 13/2022, de autoria do vereador mirim Leonardo Lanser Corrêa, que solicita a base da passarela da Avenida 21 de Janeiro, o Executivo informou que este assunto será revisto no Plano de Mobilidade que está sendo elaborado, que, no entanto, não sabe precisar qual será o destino da passarela, pois somente os estudo poderão definir se será ou não removida.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 04/2022, de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que solicita colocação de toldo em corredor até a quadra coberta da Escola E.B.M Dr. Amadeu da Luz, o Executivo informou que neste momento, a Instituição possui obras de construção do novo refeitório, cozinha, sala de professores e arquivo morto. E que também está previsto a revitalização da área em frente à obra que incluía a área que dá acesso à quadra coberta.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 02/2022, de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que solicita a substituição de alambrado da quadra descoberta da Escola Dr. Amadeu da Luz, o Executivo informou que o pedido entrou na fila da obras de melhorias das unidades de educação e que a intenção é fazer a revitalização desta quadra externa com pintura do piso e colocação de alambrado novo.

Pronunciamentos

Dia Mundial do Meio Ambiente
As vereadoras mirins Anna Beatriz Hackbarth e Gabrielle Fernanda Nicoletto abordaram na tribuna sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. “A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, do controle da poluição e sobre a degradação dos recursos. Desta forma, Pomerode terá oficinas com programações voltadas especialmente às escolas e outras abertas a toda comunidade. Estarão localizadas no pavilhão de eventos, com vagas limitadas, nos dias 16/06 e 20/06. Mais informações no Instagram @pomerodesutentavel. Lá poderá também ser feita a inscrição”. Por fim, Gabrielle parabenizou o prefeito em exercício Chico Haass que tomou posse durante as férias do Prefeito Ércio. “Espero que ele possa realizar um ótimo trabalho em prol de Pomerode”.
Campanha Maio Amarelo
Laísa Backes Guedes falou sobre a Campanha Maio Amarelo. “Tem como intuito de conscientizar as pessoas sobre os perigos do trânsito. Ações simples como não beber antes de dirigir, não utilizar celular ao volante e nem ao caminhar, pedestres e ciclistas devem atravessar as vias públicas através das faixas de segurança ou passarelas, uso do cinto de segurança tanto pelos motoristas como passageiros, podem evitar acidentes e salvar vidas”.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Leonardo Lanser Corrêa discursou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Lembrado em 18 de maio. Em todo o Brasil são realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual”. Leonardo também convidou a comunidade para a inauguração do novo Bloco do Ensino Médio e Alemão, no dia 11 de junho, às 9h30, no Colégio Dr. Blumenau em celebração ao 65 anos da Instituição. Após, haverá Mostra Interna de Projetos Pedagógicos até às 13h.

Campanha Junho Vermelho
Walkiria Ariely Viebrantz proferiu sobre a Campanha Junho Vermelho. “Criada em 2015 para incentivar o espírito solidário nas pessoas, mostrando que doar sangue é um ato de amor. Esta campanha é para salvar vidas humanas que precisam de sangue”.

Requerimentos

Adequação da numeração em residências
Aprovado o Requerimento Mirim 17/2022, de autoria da vereadora mirim Anna Beatriz Hackbarth, que solicita ao prefeito a adequação da numeração em residências no Bairro Ribeirão Areia. “Em algumas situações mudaram os pontos de início e fim de rua e com isso a numeração não está coincidindo com a sequencial das demais residências e nem da casa vizinha. Se o objetivo da numeração de residência por sequência numérica de acordo com o ponto inicial da rua é justamente facilitar a localização, não deve o Município fazer uso de numeração contrária e confusa para quem precisar de determinada localização, confundindo assim carteiros, entregadores, e demais pessoas que por alguma razão necessitam encontrar com precisão determinado endereço. Trago como exemplo os seguintes fatos: na Rua Ribeirão Areia registramos a casa de n° 2975 e n° 2987 entre elas está a casa de n° 2883, mais adiante nesta mesma rua há uma bifurcação para a Estrada Lino Krueger que segue a numeração da rua ribeirão areia e as casas mais novas seguem a numeração correta da estrada como exemplo: nº 3017 e outra mais acima nº 513. O mesmo ocorre também em outros bairros. É necessário que o Município padronize essas numerações, para que a ordem de localização se restabeleça, evitando tantos transtornos, inclusive para fins de registro de imóveis.

Reforma e instalação de bancos e mesas
Aprovado o Requerimento Mirim 18/2022, de autoria da vereadora mirim Anna Beatriz Hackbarth, que solicita ao prefeito, a reforma e instalação de bancos e mesas de interação didática. “A Escola Duque de Caxias necessita de reforma e a instalação de bancos e mesas de interações sociais e didáticas localizados na sua área externa, pois os atuais estão quebrados, com marcas de descasque na pintura e nivelamento incorreto. Peço mais dois ou três conjuntos de bancos e mesas para melhorar o conforto, a disponibilidade de lugares e para melhorar o ambiente pensando na possibilidade da realização de mais aulas ao ar livre. Estes mesmo bancos poderão ter as mesas de centro pintadas com jogos de xadrez, dama e ludo, incentivando a prática de jogos educativos que promovem o raciocínio lógico”.

Material para prática de atividades físicas
Aprovado o Requerimento Mirim 19/2022, de autoria da vereadora mirim Maria Lúcia Munis Ferreira, que solicita ao prefeito, material para prática de atividades físicas. “Na escola Olavo Bilac há falta de materiais para prática de atividade física, tais como: Tabelas de basquete, bolas de handebol, de futebol de salão, de basquete, de borracha, de vôlei, bambolês, frisbee, pelotas e petecas. Com o tempo de uso a complementação e substituição de material são necessários, razão pela qual faz esta solicitação.

Conserto / alinhamento de boca de lobo
Aprovado o Requerimento Mirim 20/2022, de autoria da vereadora mirim Maria Lúcia Munis Ferreira, que pede ao prefeito o conserto / alinhamento de boca de lobo e supressão do solo na Rua August Hass, em frente ao nº 185. “No bairro Ribeirão Herdt há uma boca de lobo de drenagem de água pluvial com problemas de desnível e precisa de conserto. Moradora diz que quando chove a água fica empossada em frente à sua casa ao invés de declinar para o bueiro. Também relatou problemas com supressão de solo que causa um buraco no início da mesma rua, ainda quando é alinhada pela patrola, sempre reaparece, atrapalha o movimento do local, pois ao lado da rua se localiza o CEI Prof° Amália Gertrudes da Silva”.

Revitalização da pista de Areia
Aprovado o Requerimento Mirim 21/2022 de autoria da vereadora mirim Gabriela Dafne Ramos que pede ao prefeito a revitalização da pista de Areia. “Na Escola Noemi Vieira de Campos Schroeder tem uma pista de areia, usada para treinos e atividades da aula de educação física, especialmente para salto em distância, que necessita de revitalização/manutenção geral, para a melhora na qualidade da prática de atividades física.

Reparo de paralelepípedo
Aprovado o Requerimento Mirim 22/2022, de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que solicita ao prefeito que seja feito o reparo do paralelepípedo na Rua Alfredo Gaedtke, que dá acesso à Escola Almirante Barroso. O local encontra-se em desnível com o leito da ponte e causa altos impactos nos pneus tanto de carros, motocicletas e bicicletas que ali transitam”.

Abrigo de passageiros
Aprovado o Requerimento Mirim 23/2022, de autoria do vereador mirim Leonardo Lanser Corrêa, que solicita ao prefeito, abrigo de passageiros. “Em Pomerode a maioria dos abrigos para passageiros necessita de manutenção/reforma. Peço um levantamento e logo a manutenção naqueles em que há necessidade. Sugiro ser analisada a viabilidade de instalar painéis solares para gerar energia própria para lâmpadas e tomadas nos respectivos abrigos de passageiros. Assim, o Município proporcionaria o acesso ao carregamento de celular e segurança com a iluminação, tudo de forma sustentável.

Arquivos


Fotos