SIGA A CÂMARA

SESSÃO DA CÂMARA MIRIM APROVA SETE REQUERIMENTOS EM PROL DA COMUNIDADE


Data: 19/07/2022

Na quinta-feira, dia 14 de julho, foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de Pomerode. Antes do início da Sessão, a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Respostas recebidas por parte do Executivo sobre requerimentos

- Em resposta ao Requerimento Mirim 09/2022, de autoria do vereador mirim Alisson José Carneiro, que solicita reforma/manutenção de mesas da área externa de lazer da Escola Almirante Barroso, a Prefeitura informa que o pedido foi acolhido pela Secretaria de Educação e entrou na fila das obras de melhorias das unidades escolares municipais.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 11/2022, de autoria da vereadora mirim Maria Lúcia Munis Ferreira, que pede ao Prefeito a substituição de janelas de madeira que estão comprometidas pela ação dos cupins, bem como com a fechaduras danificadas, nas salas dos anos iniciais da Escola Olavo Bilac, a Prefeitura informa que o pedido foi acolhido pela Secretaria de Educação, que a necessidade já era de conhecimento e está sendo aguardada licitação deste material para substituição em todas as unidade escolares que apresentam este problema.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 12/2022, de autoria da vereadora mirim Gabriela Dafne Ramos, que reivindica a revitalização de bicicletário e criação de espaço para prática de jogos da Escola Professora Noemi C. Schroeder, a Prefeitura retorna que o pedido foi acolhido pela Secretaria de Educação e será encaminhado para licitação para elaboração de projeto e execução de obra conforme sugerido.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 18/2022, de autoria da vereadora mirim Anna Beatriz Hackbarth, que solicita reforma e instalação de mesas e bancos no espaço externo da Escola Duque de Caxias, a Prefeitura diz que o pedido foi aceito pela Secretaria de Educação e que a Administração Municipal recebeu verba parlamentar para aquisição de equipamentos para implantação do projeto Escola Sustentável nesta Instituição. Que estas reformas e instalações estão previstas neste projeto e serão executadas assim que o Município receber o recurso da verba parlamentar.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 19/2022, de autoria da vereadora mirim Maria Lúcia Munis Ferreira, que solicita materiais para a prática de atividade física na Escola Olavo Bilac, a Prefeitura informa que o processo de licitação para a compra de material esportivo para todas as unidades escolares foi concluído e que os fornecedores já estão fazendo as entregas, portanto o material esportivo será entregue na Escola conforme relação solicitada pela direção escolar e disponibilidade de material entregue pelo fornecedor.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 21/2022, de autoria da vereadora mirim Gabriela Dafne Ramos, que pede a revitalização da pista de areia para práticas de educação física da Escola Prfa. Noemi da Campos Schroeder, a Prefeitura coloca que o pedido foi acolhido pela Secretaria de Educação e entrou na fila das obras de melhorias das unidades escolares municipais.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 14/2022, de autoria da vereadora mirim Laísa Backes Guedes, que solicita o conserto, retirada ou substituição de arame farpado exposto em alguns locais da cidade, especialmente uma ao lado da Escola Prof. Curt Brandes e duas na Avenida 21 de Janeiro próximo a Polícia Militar, a Prefeitura informa que na alteração da legislação pertinente, será estudado esse assunto, visto que existia na legislação anterior a vedação de utilização de arame farpado em casos semelhantes.

Pronunciamentos

Festa Escolar
O vereador mirim Alisson José Carneiro, representante da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, abordou sobre a 35ª Festa Escolar que aconteceu no Clube 25 de Julho. “Promovida pela APP da escola com o objetivo de realizar melhorias tanto nos aspectos físicos e pedagógicos, em parceria com a Secretaria de Educação. Tivemos diversas atrações, como a apresentação da Fanfarra, jogos de futebol e um belíssimo concurso da escolha da Miss e Mister Caipira. Especial foi o encontro dos alunos da 8ª série dos anos de 1995, 1996 e 1997 juntamente com seus professores e funcionários. A Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, que teve início da Escola, também fez uma apresentação”.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico
A vereadora mirim Anna Beatriz Hackbarth, da EEBM Duque de Caxias, falou sobre o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. “Celebrado em 8 de julho tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade. Várias atividades são programadas como feiras de ciência, mostras de filmes, palestras e principalmente, experiências onde todos podem vivenciar o poder da investigação científica. Parabenizo nossos cientistas, pesquisadores e professores por este dia tão importante para a sabedoria, pesquisa e saúde de todos”.

Dia do Bombeiro
A aluna Gabriela Dafne Ramos, da EEBM Prof.ª Noemi Vieira de Campos Schroeder proferiu sobre o Dia do Bombeiro. “No dia 2 de julho, comemora-se o dia do bombeiro, o dia daqueles que estão sempre prontos para socorrer pessoas, salvar vidas e procurar maneiras para que as pessoas possam viver com mais segurança. É o dia dos que arriscam suas vidas para salvar aos de outros que não conhecem, dia dos grandes heróis. Parabéns pela coragem, bravura, amor e determinação que move os bombeiros a salvar vidas diariamente”.

Visita à Prefeitura Municipal
Gabrielle Fernanda Nicoletto, aluna da Escola Dr. Amadeu da Luz, mencionou sobre visita à Prefeitura de Pomerode. “Tivemos a oportunidade de nos reunirmos com o Prefeito Ércio Kriek, no Salão Nobre. Diversos assuntos foram abordados, mas em especial, a pavimentação das calçadas e a manutenção nas existentes no entorno das escolas, principalmente das Dr. Amadeu da Luz e Dr. Wunderwald, em especial na rua Hilda Augusta Guilhermina Volkmann. Dentre as diversas situações, o meu principal objetivo foi cobrar bastante as melhorias para a comunidade escolar, zelando assim pela segurança dos alunos que dependem das calçadas, bem como demais transeuntes. No mínimo, nas proximidades das escolas as calçadas deveriam existir e estarem adequadas ao uso. Em resposta, o Prefeito Ércio Kriek disse que, ainda que o proprietário não realize a manutenção, o Município deve então executar e efetuar a cobrança. Em diversos pontos da cidade, brevemente será realizada esta averiguação e assim o proprietário receberá as devidas orientações, para que realize as pavimentações e manutenções das calçadas e assuma o papel de trabalhar em prol do bem comum. Após 60 dias, caso o pedido não tenha sido realizado, o proprietário será notificado com uma multa. Ao finalizar da reunião, fomos visitar os departamentos da Prefeitura”.

Campanha Julho Amarelo
A estudante Walkiria Ariely Viebrantz falou sobre a Campanha Julho Amarelo. “Serve para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais. Foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e etc.”, concluiu.

Dia da Independência da Bahia
Vinicio Machado dos Santos, da EEBM Prof. Vidal Ferreira, relatou sobre o Dia da Independência da Bahia. “No dia 2 de julho, comemora-se o dia da independência da Bahia. Movimento iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a guerra da independência do Brasil. Também deixar meus pêsames a família enlutada, pois no dia 18 de maio faleceu a senhora Hilda Ferreira Bleil, aos 75 anos na cidade de Marcelino Ramos-RS. Hilda lecionou na Escola Prof. Vidal Ferreira, cujo nome de seu pai foi eternizado no nome da escola. Externo ainda meus votos de pesar a família de Charlene Pancieira Dolzan, que veio a falecer no dia 21 de junho aos 35 anos, vítima de câncer. Deixou seu esposo Deoclesio e o filho Caio Henrique Dolzan, aluno do 3° ano da escola Vidal Ferreira”.

Requerimentos

Fechamento de caixa de alta tensão
Aprovado por unanimidade dos presentes, o Requerimento Mirim 24/2022, de autoria da vereadora mirim Anna Beatriz Hackbarth, que solicita o fechamento de caixa de alta tensão defronte à Escola Duque de Caxias, de modo a não permitir acesso livre por parte dos alunos.

Prolongamento da iluminação pública
Aprovado por todos os presentes, o Requerimento Mirim 28/2022, de autoria da aluna Gabrielle Fernanda Nicoletto, que pede o prolongamento da iluminação pública até o final da A Rua Rudolfo Utech, em Testo Rega. “A queixa dos moradores é principalmente a falta de iluminação pública nos 150 metros finais da rua, pois conta com um barranco e um Viradouro. O trecho não iluminado é gradativamente longo, causando uma série de perigos, especialmente para os últimos moradores ao final da rua”.

Reparos na Rua Carlos Belz
Aprovado por unanimidade dos presentes, o Requerimento Mirim 29/2022, de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que reivindica reparos na Rua Carlos Belz. “Limpeza da via em suas laterais e reposição do leito da rua onde há um buraco. A comunidade local merece o nosso respeito. Precisamos resolver urgentemente estes problemas que se repetem e outras ruas da nossa cidade causando transtornos”.

Reposição de leito
Aprovado por todos os presentes, o Requerimento Mirim 30/2022, de autoria da estudante Gabrielle Fernanda Nicoletto, que pede reposição de leito na Rua Testo Alto. “Na Praça Erwin Zastrow, em Testo Rega, próxima ao Portal Turístico Norte tem buraco, localizado bem defronte ao acesso para a rua Testo Alto e vem causando grande transtorno na rotatória da praça. Neste local é necessário repor o leito da rua, de forma a eliminar o buraco”.

Cobertura para o Bicicletário
Aprovado por todos na Sessão, o Requerimento Mirim 31/2022, de autoria do aluno Alisson José Carneiro, que solicita a cobertura para o Bicicletário na EBM Almirante Barroso. “Localizado numa área em que vários alunos vêm para a escola de bicicleta. São alunos na sua maioria que não tem direito ao transporte escolar em virtude de morarem a uma quilometragem inferior a 3 km da escola. As bicicletas ficam expostas ao tempo, pegam sol e chuva, danificando-as. Desta forma, peço uma cobertura para nossas bicicletas, a fim de que possamos continuar a vir para a escola e incentivar os demais alunos a virem também, pois sabemos dos benefícios para a saúde que alcançamos quando o ser humano pratica atividades físicas com regularidade e andar de bicicleta é uma delas”.

Ampliação do refeitório
Aprovado por unanimidade dos presentes, o Requerimento Mirim 32/2022, de autoria da vereadora mirim Walkiria Ariely Viebrantz, que clama a ampliação do refeitório da Escola Hermann Guenther. “O local necessita ser ampliado, considerando o aumento do número de alunos, hoje não os comporta mais. Além disso, faz-se necessária a substituição das mesas e bancos que estão muito danificados e desgastados pelo uso e pelo tempo”.

Cobertura para estacionamento
Concordado por todos os presentes, o Requerimento Mirim 33/2022, de autoria da estudante Walkiria Ariely Viebrantz, que coloca a necessidade de cobertura para estacionamento nos fundos da Escola Hermann Guenther. “A Instituição possui um estacionamento nos fundos para veículos dos professores, no entanto poderia se fazer uma cobertura de forma a proporcionar mais conforto e cuidado para com os veículos dos servidores”.

Palestra
Após o final da Sessão, os vereadores mirins da Câmara de Pomerode participaram de palestra, ministrada pela assessora de Comunicação da Câmara, Moira P. Petrucci, sobre como evitar a procrastinação e a importância que o tempo tem.

Arquivos


Fotos