SIGA A CÂMARA

SESSÃO DA CÂMARA MIRIM APROVA 11 REQUERIMENTOS


Data: 20/09/2022

Na quarta-feira, dia 14 de setembro, foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de Pomerode. Antes do início da Sessão, a assessora da Câmara Mirim, Cleide Rauber, organizou uma reunião preparatória com os Parlamentares Mirins.

Requerimentos discutidos e votados

Reposição do leito da rua
Aprovado por unanimidade o Requerimento Mirim 37/2022 de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que solicita reposição do leito da Rua Carlos Belz, onde há dois buracos e a limpeza da via em sua lateral que já está tomada pelo mato. A autora diz que percebe que estão dando importância a outros pedidos e as pequenas coisas não estão sendo realizadas.

Informações sobre projeto de pavimentação
Aprovado o Requerimento 38/2022, de autoria do estudante Leonardo Lanser Corrêa, que solicita ao Executivo informações sobre projeto de pavimentação. “Considerando que a Avenida 21 de Janeiro a partir do centro, onde há paralelepípedo deverá ter seu leito pavimentado, solicito: Se existe projeto que contemple ciclovias, faixas elevadas e rotatórias; se sim, apresentar o projeto; e qual o prazo para execução”.

Pedido de faixa de pedestre
Aprovado Requerimento Mirim 39/2022, de autoria do estudante Vinicio Machado dos Santos, que solicita ao Executivo, faixa de pedestre. “Na Escola Prof. Vidal Ferreira, há um portão usado pelos alunos que usam bicicleta como condução com saída direto para a Rua Vidal Ferreira, que recebeu uma ciclovia. No entanto, ela está no lado oposto da Instituição, o que obriga a atravessarem a via para acessá-la. Desta forma, se faz necessária a pintura de uma faixa de pedestres para maior segurança”.

Conserto de telhado e adequação de iluminação
Aprovado Requerimento Mirim 40/2022, de autoria da vereadora Mirim Walkiria Ariely Viebrantz, que pede ao prefeito o conserto de telhado e adequação de iluminação. “No Ginásio de Esportes da Escola Hermann Guenther há alguns vazamentos na cobertura do telhado, o que ocasiona goteiras em dias de chuva e acaba atrapalhando as aulas de educação física e outros eventos. Inclusive goteja sobre a quadra de esportes obrigando os alunos a usar a metade dela somente e correm risco de escorregarem com a água parada. Outra necessidade é uma melhor iluminação para o Ginásio. Deverá ser feita uma iluminação mais clara, potente, suficiente para ilumina-lo todo de forma adequada. Razão pela qual requer seja feita a manutenção no telhado e correção na iluminação”.

Pedido de faixa para pedestres
Aprovado o Requerimento Mirim 41/2022, de autoria da aluna Walkiria Ariely Viebrantz, que reivindica ao Executivo, faixa para pedestres. “Pomerode tem tido problemas nas vias com a falta de faixas para pedestres e ou de sua manutenção, exemplo disso é faixa de pedestres que existia defronte ao Posto de Saúde da Família Benedickt Wolleck no Bairro de Ribeirão Clara. Deste modo requer seja repintada a faixa para pedestres naquele local, trazendo segurança aos transeuntes. De se lembrar que próximo ao Posto há a escola Hermann Guenther, cujos alunos muito utilizavam a faixa, inclusive alunos do Pré I e II quando em passeios com os professores. Hoje estão à mercê do trânsito, inclusive na Rua Adjacente Ana Guenther, onde já foi solicitado por diversas vezes uma faixa de pedestres para acolher os alunos da Escola Hermann Guenther que saem pelo portão dos fundos da escola e até o momento nada foi feito pelo Prefeito.”.

Pedido de cobertura do percurso
Aprovado o Requerimento Mirim 42/2022, de autoria do vereador mirim Alisson José Carneiro, que solicita ao secretário de Educação, a cobertura de percurso. “A Escola Almirante Barroso possui uma quadra coberta, muito utilizada durante a Educação Física e também em diversos momentos na escola. No entanto, existe um percurso entre o prédio da Educação Infantil e a Quadra Coberta que está sem cobertura e que deixa as pessoas expostas ao tempo quando chove. Portanto, peço para o Executivo Municipal, uma cobertura que venha a solucionar este problema”.

Substituição de alambrado
Aprovado o Requerimento Mirim 43/2022, de autoria do aluno Alisson José Carneiro, que solicita ao secretário de Educação, a substituição de alambrado da quadra descoberta da escola. “A Escola Almirante Barroso possui uma quadra descoberta, muito utilizada durante a educação física e também na hora do recreio pelos alunos e ocorre que o alambrado em seu entorno é muito baixo e faz com que a bola escape durante as atividades para a lateral externa da quadra. Solicito a substituição do alambrado que existe atualmente, por um mais alto, de modo a proporcionar segurança total aos alunos, evitando que a bola vá para o pátio da escola no qual há outros alunos brincando na hora do recreio ou realizando outras atividades nas mesas externas com supervisão dos seus professores”.

Melhorias para a Rua Pedro Knopp
Aprovado o Requerimento Mirim 44/2022, de autoria da vereadora mirim Gabrielle Fernanda Nicoletto, que solicita ao prefeito Municipal, melhorias para a Rua Pedro Knopp. “Requeiro que sejam feitas melhorias para a Rua Pedro Knopp, Ribeirão Clara, como a troca da lâmpada defronte o número 1010 e um poste antes a colocação de um braço com lâmpada. Segundo os moradores, estes problemas estão ocasionando dificuldades, pois acabam sendo impossibilitados de terem a mínima segurança enquanto trafegam pela rua”.

Reposição de leito de rua
Aprovado o Requerimento Mirim 45/2022, de autoria da aluna Gabrielle Fernanda Nicoletto, que pede ao prefeito Municipal, a reposição de leito de rua. “Com as últimas chuvas e péssima qualidade de asfalto aplicada, temos novamente a necessidade de reposição de leito para a esquina das Ruas Presidente Costa e Silva com Gustav Weber, em Testo Rega, onde há vários buracos, que por sinal, devido ao fluxo de automóveis, causam grande perigo à comunidade”.

Melhorias para a Rua Ribeirão Areia
Aprovado o Requerimento Mirim 46/2022, de autoria de Anna Beatriz Hackbarth, que solicita ao prefeito, melhorias para a Rua Ribeirão Areia. “Desde a recente criação da Rua nova Leopoldo Volkmann, o trânsito pesado de caminhões foi todo direcionado para parte da Rua Ribeirão Areia, Bairro de mesmo nome, tanto os advindos do Norte pela rua Presidente Juscelino quanto da SC 110 que vem da BR 470 e Timbó. A Rua Ribeirão Areia à época quando foi asfaltada, recebeu uma camada inadequada de asfalto, “fraca”, que hoje não comporta nem sequer o fluxo normal de trânsito, prova disso são os buracos em diversos locais, muitos deles fechados muitas vezes que sempre reabrem a ainda novos que se formam é uma constante “tapeação de buracos”. Inclusive a cabeceira daquela pequena ponte próximo ao semáforo que está com desnível e seu estado de conservação deve ser verificado por um engenheiro, para garantir a segurança, pois nunca recebeu tanto peso em seu leito. Sugere-se que o Executivo estude a possibilidade de recapeamento do asfalto em todo o percurso da Rua Ribeirão Areia, de modo a resolver o problema para anos à frente e que leve em conta desta vez a necessidade de uma camada generosa de asfalto que comporte o peso do tráfego. Por conta do já acima elencado, urge a necessidade imediata de reposição de leito para a Rua Ribeirão Areia, especialmente nas proximidades do semáforo e demais trechos de sua extensão, pois na atual situação os buracos/crateras estão causando acidentes e prejuízos aos transeuntes que pagam seus impostos e merecem respeito. O Executivo diz ter um plano de recuperação de leitos de vias danificados, no entanto não está funcionando”.

Pedido de faixa de pedestres
Aprovado o Requerimento Mirim 47/2022, de autoria de Anna Beatriz Hackbarth, que solicita ao prefeito, faixa de pedestres. “No cruzamento das Ruas Presidente Juscelino, Ribeirão Areia e Avenida 21 de Janeiro faz-se necessária a pintura das faixas para pedestre, já que estão quase que totalmente desgastadas, dificultando sua identificação. De igual modo, na Rua Ribeirão Areia a faixa central de pista está com sua pintura danificada, requerendo igualmente pintura da mesma”.

Pronunciamentos na Tribuna

Campanha Setembro Amarelo
Gabrielle Fernanda Nicoletto abordou em seu pronunciamento sobre a Campanha Setembro Amarelo. “Trata-se sobre a conscientização da prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Outro assunto é o pedido ao Executivo, para que atendam aos nossos requerimentos e demandas, tendo em vista que diversos pedidos são simples de serem resolvidos e mesmo assim não são atendidos”.

O voto no Brasil
Leonardo Lanser Corrêa abordou sobre o voto no Brasil. “O voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas o interesse do jovem brasileiro pela política tem crescido nos últimos meses. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. ‘O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam’, disse Platão. (...) Além de ser um ato de cidadania, votar permite escolher quais representantes e governantes melhorarão a qualidade de vida ao nosso redor. (...) Que seu voto seja consciente. Antes de pensar no bem próprio, o eleitor deve pensar na comunidade como um todo. (...).

Dia da Amazônia
Maria Lúcia Munis Ferreira proferiu em seu discurso sobre o Dia da Amazônia. “O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro. Tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade. (...) A exploração pode vir a causar danos ao ambiente e, por isso, a data busca alertar sobre os principais problemas que afetam a região, como o desmatamento. (...).

Independência do Brasil
Walkiria Ariely Viebrantz falou sobre a Independência do Brasil. “Processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e Portugal, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes (pessoas a favor e contra). As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir a autonomia adquirida pelo Brasil, o que na prática o faria retornar ao seu antigo estatuto colonial. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal, que se recusava a participar do bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil.
(...).

Dia mundial da alfabetização
Vinicio Machado dos Santos abordou sobre o Dia mundial da alfabetização (08 de setembro). “Instituída com o objetivo de que assuntos e questões ligadas à alfabetização fossem discutidos no mundo todo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável”. Também mencionou sobre o Dia da independência do Brasil (07 de setembro). “(...) Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de Setembro é um feriado nacional, marcado por comemorações. (...)”.

Arquivos


Fotos