SIGA A CÂMARA

SESSÃO DA CÂMARA MIRIM APROVA CINCO REQUERIMENTOS


Data: 11/10/2022

Na quarta-feira (06/10), foi realizada Sessão da Câmara Mirim de Pomerode. Antes do início da Sessão, a assessora do Projeto, Cleide Rauber, organizou reunião com os Parlamentares Mirins.

Resposta de requerimentos enviados

- Em resposta ao Requerimento Mirim 25/2022, de Laísa B. Guedes, que solicita a instalação de mais lixeiras em todas as calçadas do centro e bairros, específicas para cada tipo de descarte, o Executivo informa que verifica a possibilidade, considerando que existem muitos pontos a serem analisados, principalmente a utilização de recursos públicos, que precisa ser feita com consciência e responsabilidade.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 26/2022, de Maria L. M. Ferreira, que solicita o reparo nas calhas e tubulação de escoamento na lateral do Ginásio da Escola Olavo Bilac, o Executivo informa que a Secretaria de Obras já executou parte dos serviços e assim que possível, concluirá, pois entende a necessidade.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 28/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que pede o prolongamento da iluminação pública até o final da A Rua Rudolfo Utech, o Município informa que estuda a viabilidade de um projeto, bem como dos custos da obra.

- Em resposta aos Requerimentos Mirins 29/2022 e 30/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que reivindica limpeza e tapa buracos na Rua Carlos Belz e reposição de leito na Rua Testo Alto, o Executivo informa que já executou os serviços nos locais.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 34/2022, de Gabriela D. Ramos, que solicita a pavimentação para a Rua Waltrudes Volkmann, o Executivo informa que já pavimentou e continua pavimentando em muitas ruas. Que o sistema adotado é o de mutirão, onde os proprietários contribuem no tocante a valorização do seu imóvel. E que os moradores em questão ainda não manifestaram interesse, que para dar início é necessário, bem como a adesão suficiente dos proprietários. Que como existem muitas ruas cuja adesão é quase total, a administração realiza as obras de acordo com as possibilidades.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 35/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que clama pela limpeza da Praça Herbert Hermann Hornburg, especialmente dentro da área de recreação infantil, onde quando construído, pôs-se uma base de pedregulhos que não é adequado, a Administração responde que o pleito será analisado e havendo possibilidade, será providenciada a substituição.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 36/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que solicita ao Executivo, melhorias para a Praça da Rua Vitória, a Prefeitura retorna que este serviço já está no cronograma da Secretaria de Obras. Que não sabe precisar o período, pois depende de fatores, inclusive climáticos.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 24/2022, de Anna B. Hackbarth, que solicita o fechamento de caixa de alta tensão defronte à Escola Duque de Caxias, de modo a não permitir acesso livre por parte dos alunos, o Executivo informa que o local está sinalizado e seguro, ficando impossível o acesso sem uma ferramenta adequada. Que somente a Celesc tem acesso a mesma. Que a diretora também informou que reiteradamente os alunos são orientados para não ficarem naquele espaço e os profissionais da escola ficam atentos para que isso não ocorra. Que o pleito será objeto de consulta a Celesc se há permissão de fazê-lo e posteriormente serão dados os devidos encaminhamentos.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 31/2022, de Alisson J. Carneiro, que solicita a cobertura para o Bicicletário na EBM Almirante Barroso, a Prefeitura informa que está em conversa com a direção para verificar o local adequado do bicicletário e como viabilizar a sua cobertura, garantindo a proteção. Que o pleito será incluído ao rol de obras da Secretaria de Educação.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 32/2022, de Walkiria A. Viebrantz, que clama a ampliação do refeitório da Escola Hermann Guenther, o Executivo responde que a intenção é a construção de nova cozinha mais ampla e adequada a produção de alimentação escolar e novo refeitório, também mais amplo de acordo com a necessidade. Que estão previstas aquisição de novo mobiliário adequado ao novo espaço. Este pleito está na fila de outros pedidos das demais unidades escolares. Para a Escola primeiramente será providenciada a reforma de cobertura, nova iluminação e piso de quadra do ginásio de esportes.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 33/2022, de Walkiria A. Viebrantz, que coloca a necessidade de cobertura para estacionamento nos fundos da Escola Hermann Guenther, a Administração informa que há grande espaço para estacionamento de veículos dos funcionários e que muitas vagas estão ao abrigo de árvores, que é seguro, uma vez que o portão que dá acesso é eletrônico e permanece fechado.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 44/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que solicita melhorias para a Rua Pedro Knopp, a Prefeitura responde que mantem constante a manutenção da iluminação pública. Salienta que depende da conscientização da população para informar quando algum poste apresentar problemas. Que a Ouvidoria recebe as informações para providenciar o reparo, por meio dos telefones 3387-7234 ou 99213-5453. Por fim, que o pedido está listado para as providências cabíveis.

- Em resposta ao Requerimento Mirim 37/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que solicita reposição do leito da Rua Carlos Belz, onde há dois buracos e a limpeza da via em sua lateral que já está tomada pelo mato, o Executivo retorna que a manutenção da via já está em andamento e deve ser concluída em breve.

Requerimentos discutidos e votados

Assuntos diversos - Aprovado o Requerimento Mirim 48/2022, de Maria Lúcia M. Ferreira, que solicita ao Prefeito e Secretário de Educação: “Nos fundos da Escola Olavo Bilac há um campo de futebol, uma quadra de vôlei de areia, um parquinho e ainda a trilha compartilhada com o posto de saúde. Recentemente, após finais de semana, notou-se uma grande quantidade de lixo espalhado pelo local, extravio na grama do campo e nas grades. Como o espaço é facilmente acessado pela construção da creche que será ao lado da escola, acredita-se que a comunidade esteja utilizando a área nos finais de semana para lazer. Porém essa área é utilizada pela escola, e com o extravio do local e o lixo espalhado torna-se incômodo para os alunos, professores e zelador, que têm que realizar a limpeza do local. Peço a possibilidade de fechar essa entrada e colocar um vigia para que não joguem lixo em local indevido, não cause estragos e tenha também um horário em que possa ser utilizado”.

Reparo em leito de Rua
Aprovado o Requerimento Mirim 49/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que pede ao prefeito: “Solicito para a Rua São Bento do Sul: conserto do paralelepípedo na via, defronte aos nºs 123 e 157 e peço para que a Secretaria de Obras promova a limpeza na via, com uso de Bobcat. Este aparelho atuará na limpeza mecanizada do local para deixá-la ainda mais limpo”.

Reparo para meio-fio
Aprovado o Requerimento Mirim 50/2022, de Gabrielle F. Nicoletto, que solicita ao prefeito: “Peço uma elevação no meio-fio na esquina da Rua Presidente Costa e Silva com a Rua Gustav Weber, para segurança aos usuários devido ao grande fluxo de caminhões. Os automóveis chegam a trafegar por cima da calçada quando passam pelo local, pondo em risco os pedestres”.

Clube de Debates
Aprovado Requerimento Mirim 51/2022, de Maria Lúcia M. Ferreira, que solicita ao prefeito e secretário de Educação: “Reforço o Requerimento Mirim n° 24/2021, de Maria Isabel Brych, vereadora mirim da legislatura passada que representou a Escola Dr. Amadeu da Luz. Ela sugere a implantação de um clube de debates nas escolas. Como dito anteriormente pela vereadora mirim que me antecedeu, o clube é importante para a formação de caráter dos jovens, pois debatendo sobre assuntos que permeiam o universo jovem e social, eles aprendem a conviver e respeitar opiniões alheias, também desenvolvem habilidades para sua formação política, acadêmica e profissional, entre elas a comunicação, argumentação e o trabalho em equipe. Acrescentando uma sugestão, além dos debates sobre os diversos assuntos da sociedade, poderiam haver palestras de psicólogos, para abordarem assuntos como suicídio, bullying e autoconhecimento, representantes de outras culturas e religiões, para apresentarem suas culturas e seus fundamentos com o intuito de haver maior conhecimento das diferentes crenças e culturas do nosso país, evitando a intolerância religiosa e a propagação de ódio e violência contra pessoas de uma cultura ou religiosidade diferente e também políticos, para apresentarem o funcionamento e o que realmente é a política, para assim desmistificar a ideia de que a política é apenas corrupção e roubo, podendo também ser apresentado tópicos da constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

Manutenção na pista de atletismo
Aprovado o Requerimento Mirim 52/2022, de Laísa B. Guedes, que solicita ao prefeito e FUNPEEL: “Peço a reforma da pista de atletismo, que está com vários problemas, não só na pista, mas também em materiais faltantes. Podemos citar: Construção de setores novos e reforma do antigo; limpeza mais constante da pista, para evitar acidentes; vazamento nos banheiros; reforma de colchão para salto em altura; novos sarrafos para salto em altura, pois os atuais estão quebrados; martelo 3kg até 6kg, pelo menos duas unidades de 4kg; pesos oficiais de 4 kg, no mínimo duas unidades; sapatilhas para corrida, saltos e lançamentos, cerca de 20 pares; blocos de partida; discos oficiais de 1kg; e dardos de 500, 600, 700 e 800g. As melhorias já contribuirão para o conforto e incentivo dos atletas. Para o futuro, sugiro transformar a pista em sintética, para termos um investimento mais forte”.

Pronunciamentos na Tribuna

Nossa Senhora Aparecida - Alisson J. Carneiro utilizou a tribuna para falar sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Dia do Professor - Anna B. Hackbarth e Gabriela D. Ramos proferiram sobre o Dia do Professor.

Outubro Rosa - Gabrielle F. Nicoletto discursou sobre o Outubro Rosa. “Campanha anual realizada em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Águas de Oxum
Maria Lúcia M. Ferreira abordou sobre Águas de Oxum. “No dia 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Oxum nas religiões de matrizes africanas. A história conta que quando os escravos foram trazidos da África, eles não podiam cultuar sua fé, por isso associavam seus deuses africanos aos santos católicos e os cultuavam em segredo”.

Arquivos


Fotos